10.3. Sonho lindo ou realidade deprimente
A edição é uma área muito complexa, a qual inspira muitos sonhadores a seguir no seu caminho. O problema é que, na realidade, muitos destes sonhadores têm os seus sonhos rapidamente dizimados pela forma que a indústria toma. Trata-se de uma indústria fechada e reservada, que apesar de ser de difícil entrada exige muitas horas e esforço em troca do mínimo que se pode dar. Mas serão esta área e o desejo de ler e editar para a vida sempre destinados a acabar em desgraça com o choque com a deprimente realidade? Talvez não. Mesmo dentro dos sonhadores quebrados, muitos mantém a alma no que fazem. O mundo da edição, ainda que cruel, é o que lhes trás felicidade. Trata-se da razão pela qual acordam de manhã e trabalham até às longas horas da noite.
Por outro lado, esta vida não é para todos, e muitos acabam por desistir, ou sofrer em silêncio. Há também aqueles que nunca conseguem entrar, por mais que se dediquem, e para esses, talvez a deprimente realidade cause mais sofrimento.
De certa forma, a área é ingrata; a recompensa, moral ou psicológica é dada apenas pelo próprio individuo. A edição pode ser um sonho lindo ou uma realidade deprimente. Depende a quem se pergunta, mas para muitos, acaba por ser o segundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário