quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

7.2 A feira permanente (Verbete)

 A Feira do Livro de Lisboa era (e é, ainda) um grande evento cultural, não só para a capital como para o país inteiro. Eu cheguei, em 2022, a deslocar-me propositadamente a Lisboa só para ir à Feira. Infelizmente, não pude aproveitar a “hora H”, um dos grandes motivos pelos quais é muito conhecida. A chance de conseguir comprar um livro que há muito se cobiça tira até o mais preguiçoso do sofá quando é aplicado um desconto de 50%. 

 No entanto, a Feira já não é um evento único no que toca aos descontos. Um visitante assíduo dos websites da Bertrand ou da Wook é bombardeado diariamente com descontos consideráveis, havendo assim um sentimento constante de oportunidade imperdível. Os livros selecionados estão em rotação perpétua, os anúncios impulsionam cada vez mais títulos num menor espaço de tempo. A Feira é agora permanente. Um autor, editor, ou livreiro já não pode estar só à espera da Feira do Livro ou até duma grande festividade para um lançamento ou promoção. A competição não dá descanso, os oponentes são ferozes e o mercado está saturado como nunca antes. O objetivo é vender. O mercado da vila já não pode ser só ao domingo depois da missa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTAS FINAIS (a lançar sexta-feira 20)

 Caros alunas e alunos, junto segue a proposta de nota. Pode haver enganos, pessoas que faltam na lista, pessoas descontentes com a nota. Qu...