Boa tarde, pessoal! Hoje vim trazer para vocês um pouco da minha história com a literatura através da Flip.
Eu nasci, cresci e morei praticamente a minha vida inteira em Paraty, uma cidade histórica no litoral sul do Rio de Janeiro, reconhecida em 2019 como Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. É um pequeno paraíso, conservado fisica e culturalmente por sua localização que só permitiu acesso ao turimo nos anos 70. E desde então, vem aumentando o seu calendário com vários festivais que celebram a arte e a cultura da cidade e do mundo.
A Flip chegou na cidade em 2003, trazendo a literatura do mundo para a pitoresca Paraty. Além de sua programação principal que a cada ano homenageia um autor, trazendo mesas sobre suas obras e sobre temas presentes nelas com outros autores, críticos literários, jornalistas e editores, a Flip tem programação para crianças, com a Flipinha, e para os jovens, com a Flipzona.
Eu acredito fielmente que a Flip é uma das maiores culpadas para eu estar hoje cursando este mestrado. Eu vivi todas as Flips até a atual, quando criança as escolas nos levavam para ficar na praça lendo nos "pés de livros" - árvores com livros pendurados, como se fossem os frutos - na Flipinha. Na adolescência, eu participava das oficinas de cinema na Flipzona. E depois comecei a pegar os ingressos gratuitos para paratienses para assistir todas as mesas da programação principal e no meio delas eu visitava as casas que as editoras e jornais alugavam durante uma semana no centro histórico que tinham outras centenas de programações literárias. Enfim, na Flip eu me descobri como leitora e também descobri o meu grande interesse por esse mercado dos livros.
A 24ª Festa Literária Internacional de Paraty, que começou nesta quarta e vai até domingo, homenageia João do Rio - pseudônimo de Paulo Barreto, um dos mais conhecidos autor, jornalista e editor do século XX no Rio de Janeiro, que tem em seu vasto catálogo ensaios, romances, peças de teatro, críticas de artes e muito mais. Eu vou deixar aqui o link do site e do Youtube da Flip (que tem todas as mesas gravadas) e convido vocês a participar comigo da minha primeira Flip à distância.
Site: https://www.flip.org.
Youtube: https://youtube.com/@


Cara Laura, muito obrigada por partilhares. Hoje em dia expandir os nossos horizontes está mesmo à distância de um clique e há que aproveitar!!
ResponderEliminar