sábado, 29 de março de 2025

Crítica literária ou ataque pessoal?

    Esta semana, nas redes sociais, ocorreu uma nova polémica relativa à literatura. Refiro-me aos comentários de João Pedro George à escritora Madalena Sá Fernandes. Para os que não sabem do que falo, deixo aqui o link: https://www.jn.pt/1726249025/madalena-sa-fernandes-denuncia-misoginia-e-machismo-apos-comentarios-de-critico-literario-a-sua-aparencia/


    O autor desta "crítica literária" veio desculpar os seus comentários com a "liberdade crítica". Porém, o que constitui uma crítica literária? De acordo com a Infopédia (da Porto Editora), esta entende-se como "atividade que tem como objetivo tornar mais inteligível o texto da obra literária através de uma reflexão crítica que varia segundo as orientações culturais da época em que essa mesma atividade se desenvolve."


    Claramente entendemos que o propósito da crítica literária não jaz no escrutínio à imagem da autora. Nem a própria componente de marketing, se quisermos abordar os comentários por essa lente, tem lugar na crítica literária.


    Este episódio do videocast ter sido compartilhado com o pretexto de ser uma contribuição válida no espaço da crítica literária é, a meu ver, uma desfiguração plena do que esta constitui. A tentativa de descredibilizar uma autora com base não no que escreve, mas no que posta no Instagram não deve ter lugar no espaço de discussão textual. O corpo da autora ser mais ou menos atraente não tem lugar na análise interpretação de uma obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTAS FINAIS (a lançar sexta-feira 20)

 Caros alunas e alunos, junto segue a proposta de nota. Pode haver enganos, pessoas que faltam na lista, pessoas descontentes com a nota. Qu...