quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Sumários Técnicas

FEVEREIRO

 Aula 1 (12/2) - Apresentação. Exercícios de pontuação 1-4. 

Aula 2 (19/2) - 0. O egoísmo dos alunos, que põem o próprio conforto acima do bem comum (tss tss). Queremos mesmo comunicar? Nem sempre, parece. 2. O princípio da adequação. Dois arranjos de Creep, dos Radiohead. 3. O que têm em comum os leitões da Bairrada, a minha tasca e as Correntes d'Escritas da Póvoa de Varzim, que começa hoje e recomendo seguir? A máquina bem oleada, até perto da perfeição. Tudo é bom: a equipa, a estrutura, o planeamento. 4. Rudimentos de sinalética de revisão. 5. Exercícios 5-7. Que desafios colocam? O artigo inteiro do 5 aqui.  

Aula 3 (26/2) - 1. Tu és o teu cartão de visita. Limpa o que sujaste. Critérios de avaliação. Ler todos os sinais. 2. Exercícios 8 a 10. 3. Ser ou não ser - onde tonificar? 

MARÇO

Aula 4 (5/3) - 0. A estupidez do «A língua não evolui por decreto». Não, mas também. A capa abaixo de uma revista foi decisiva para a desistência de Biden? Não, mas não desajudou, pois não? 1. Um texto sobre os Óscares que perdeu o fio a meio da frase. A justificação: foi às tantas da manhã. 2. Cinco máquinas editoriais. 2.1. SWOT. 2.2. Ler como um profissional. 2.3. Auto-edição. 2.4. Esta é a história de --- que quer --- mas não pode (porque ----).  2.5. SER: Simplicidade, Economia, Rigor. 3. Leitura em aula de dois (apenas dois) trabalhos da aula passada. 4. TPC facultativos. 4.1. Resuma em poucas linhas um filme ou um livro. 4.2. aplique uma das máquinas que aprendeu a um texto ao seu critério (a ver se ajuda/resulta). 




Aula 5 (12/3) - Exercícios 13 a 14. 13. Lipograma. 14. Conto infantil (aplicando os instrumentos aprendidos na aula anterior). 

Aula 6 (19/3) - MASTERCLASS 1: Sofia Madalena Escourido (Editora da Leya)

Aula 7 (26/3) - Continuação do projeto de livro infantil. A fluidez de Adolescência (Netflix): está tão bem escrito que nem parece escrito. O fio de Ariadne: como vencer o labirinto. Leitura do conto do gato às bolinhas de Beatriz Nunes. Quatro novas fôrmas: 6) três atos; 7) 20-22pp.; 8) 3/4 frases ou linhas máximo; 9) para 5-7 anos.  

Matriz: de Chopin (1839) a Gainsbourg (1969). Chopin é o pai espiritual de muitas canções pop. Podem divertir-se a ouvir as várias versões do que resultou em Could it be magic der Barry Manilow na versão dos Take That

ABRIL

Aula 8 (2/4) - continuação do projeto do livro infantil. Primeiras apresentações. 

Aula 9 (9/4) - MASTERCLASS 2: João Concha

Páscoa: 14-21 Abril)

Aula 10 (23/4) - Apresentação dos trabalhos

Aula 11 (30/4) -MASTERCLASS 3: jOÃO MORALES  Não haverá aula por deslocação de serviço do docente

MAIO

Aula 12 (7/5) - Apresentação dos trabalhos de Tânia e de Mar. Pequena discussão. O que é editar? Editar é arrumar uma mala. Editar é embrulhar um texto o melhor possível, num exercício tanto interno como externo. Como conceber a tiragem? Que fatores entram em conta? E o break even (o ponto onde pelo menos já não há prejuízo), quantos exemplares preciso de vender para o atingir? 

Uma viagem é as horas do voo + as horas da espera + as horas de cautela. A minha, tanto para San Diego como de São Francico, durou vinte horas. Um dia. Apesar de, tecnicamente, só ter durado dois terços disso. 

Qual a minha prioridade numa dada situação? A nossa prioridade não é sempre a mesma, eu não sou sempre assim, a vida até melhora quando a conseguimos editar, porque no caminho há muita frustração e é importante aprender a ter paciência, a lidar com os resultados menos bons e perceber que nós (mesmo quando "meros alunos", somos co-autores do resultado. Todos somos muito bons a dizer "Epá, o tipo/a tipa é insuportável", desde que saibamos que o mesmo pode ser dito de nós (e por vezes com maior razão). Daí a importância de perceber que tanto escrever como editar são um negociar permanente. Com os materiais, com a realidade, com as condições em que nos é dado viver. 

Quando compramos um produto perecível num restaurante ou numa mercearia, estamos a pagar não só que compramos como o que não compramos, porque o vendedor implica o prejuízo que terá com o que não vender na venda que nos faz. 

O ouro (para além do ouro, o primeiro dever de uma empresa privada é fazer dinheiro, dar mais lucro do que prejuízo) é a atenção. 


Tarefas que faltam, concluída a edição final do livro:

1) imprimi-lo em papel (mas sem despesas desnecessárias, basta em fotocópia)

2) press-release (dossiê de imprensa) 

3) tiragem/plano de vendas

4) campanha/plano de comunicação e marketing

  

Aula 13 (14/5)

Aula 14 (21/5)

Aula 15 (28/5)



Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTAS FINAIS (a lançar sexta-feira 20)

 Caros alunas e alunos, junto segue a proposta de nota. Pode haver enganos, pessoas que faltam na lista, pessoas descontentes com a nota. Qu...