Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), os portugueses compram os seus livros maioritariamente em livrarias. No trimestre passado, o valor atingiu os 79,2% como é visto na imagem abaixo. Os dados do mercado do ano 2024 podem ser consultados aqui.
No relatório “Hábitos de Compra e Leitura de Livros em Portugal (2024)”, a APEL constatou que os livros comprados em lojas físicas são predominantemente adquiridos em livrarias em rede (slide 47). As livrarias independentes estão em quarto lugar no que toca ao local de compra.
Cada compra é uma escolha e cabe ao leitor, muitas vezes a custo do seu conforto, oferecer apoio a estes espaços que “têm um papel fundamental na coesão cultural de uma sociedade, e na criação de um pensamento crítico e livre, contribuindo para a educação, a informação e o entretenimento dos cidadãos.”
- Margarida Ferreira
.png)
.png)


Cara Margarida, muito obrigada por teres partilhado estas informações connosco. Não conhecia a loja online da RELI e ao acessá-la gostei imenso do que vi no catálogo! Uma ótima tarde e até breve!
ResponderEliminarBoa tarde! Achei muito interessante e teve de partilhar ainda bem que a informação foi útil para alguém :)
Eliminar