sábado, 28 de setembro de 2024

Arriscos de editores

     Ao folhear o primeiro livro da série As Crónicas de Gelo e Fogo (A Guerra dos Tronos) de George R. R. Martin encontrei esta nota do editor Luís Corte Real. Em Portugal, os direitos da série foram comprados entre 2005 e 2006 pela editora Saída de Emergência e o primeiro livro foi publicado em 2007, quatro anos antes do lançamento da famosa série Game of Thrones. Ao ler esta nota lembrei-me do que falámos em aula sobre os riscos que os editores tomam (ou não). Neste caso, percebemos que o risco foi tão grande quanto a crença que Luís Corte Real (também ele fundador da editora) depositou nesta série, visto que não se limitaram a comprar unicamente os direitos do primeiro livro.


Como não tenho a certeza de que a imagem tem qualidade transcrevi a nota:

    "Para um editor apaixonado pela literatura fantástica, é um prazer imenso publicar um autor tão talentoso e prestigiado como o George R. R. Martin. Mas mesmo quando os projetos editoriais são alimentados pela paixão, temos de pensar nos riscos e nas dificuldades que se antecipam.

    Nas Crónicas de Gelo e Fogo não faltam trunfos, como a energia da escrita, a emoção do enredo, a capacidade do autor em agarrar o leitor, abaná-lo, violentá-lo e deixá-lo desejoso por ler mais. O facto de esta ser a série de fantasia épica que mais vende nos EUA e na Europa, constantemente elogiada pela crítica e pelos leitores (mesmo aqueles que nunca tinham lido nada dentro do género), é outro grande trunfo, mas…

    Mas? Onde é que há lugar para um mas, perguntam alguns? A resposta é simples: Portugal é um país pequeno e o mercado da literatura fantástica é marginal. Será possível levar esta série até ao fim? Fará sentido?

    Depois de muito equacionar, acreditamos que sim. E a prova é que já comprámos os direitos para toda a série e não apenas para o primeiro volume. Vamos por isso dar o nosso melhor para que as Crónicas de Gelo e Fogo tenham o mesmo sucesso que outros autores do género tiveram no nosso país, como é o caso de Tolkien, Marion Zimmer Bradley ou, mais recentemente, a fantasia juvenil de Harry Potter.

    Obrigado por ter lido A Guerra dos Tronos. Fazemos votos para que esteja desejoso/a por ler o segundo volume e que nos ajude a fazer desta série um grande sucesso, convidando familiares, amigos, vizinhos e colegas a lerem-na. Agradecemos toda a publicidade… e os Stark, os Tyrell e os Lannister também!"



- Mariana Bairras 

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTAS FINAIS (a lançar sexta-feira 20)

 Caros alunas e alunos, junto segue a proposta de nota. Pode haver enganos, pessoas que faltam na lista, pessoas descontentes com a nota. Qu...